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OS PRÉMIOS DA CRÍTICA

 

Votaram:
António Branco
César Machado
Cristina Marvão
Filipe Freitas
João Almeida
Jorge Lima Alves
José Carlos Fernandes
José Carlos Santos
José Ribeiro Pinto
Leonel Santos
Mário Dias
Miguel Cunha
Paulo Barbosa
Rui Duarte

S
 
 
 


António Branco

António Branco (Beja, 1973) é engenheiro e crítico de jazz.
Escreve para a revista online jazz.pt, cuja equipa inicial integrou.
Tem colaborado com diversos órgãos de comunicação social e sítios na internet, nacionais e internacionais.
Fundou e dinamizou o Clube de Jazz do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
É autor das notas de capa de vários discos e de folhas de sala e programas de festivais e concertos.
Foi membro do Júri do Concurso de Escolas integrado na 10.ª Festa do Jazz do São Luiz (2012).
Tem ministrado cursos livres e proferido conferências sobre jazz.
Colaborou em projetos pedagógicos de divulgação do jazz junto das escolas.




César Machado

Nascido em Guimarães em 1962, licenciado em direito pela Universidade de Coimbra,  advogado de profissão. Desde sempre ligado às associações de Guimarães, exerceu e exerce os mais diversos cargos em instituições de natureza muito diversificada. Preside à Direcção do Convívio, Associação Cultural e Recreativa, parceiro desde a primeira hora do Guimarães Jazz e foi co-fundador da Escola de Jazz do Convívio, em 2012. Assume as funções de programador do Festival “Guimarães, O Verão é Jazz”, desde 2016” e vem sendo responsável pelas celebrações, em Guimarães, do Dia Internacional do Jazz (IJD), a 30 de Abril.
Ligado ao jazz desde a sua juventude, frequentou as Aulas do Curso de Jazz do Hot Club de Portugal realizado em Coimbra em colaboração com a Tuna Académica da U.C. Tocou, desde cedo, em  grupos musicais da mais variada natureza, integrou o Coro Misto da Universidade de Coimbra e o Coro do Convívio durante cerca de dez anos. Fundou e integrou o Grupo Cantarte, de música popular portuguesa sendo também co-fundador da Bandstand Blues Band, grupo dedicado ao blues e rythmn’n’blues onde toca baixo eléctrico e harmónica.
Vem colaborando  assiduamente em vários órgãos da Imprensa Escrita, designadamente em “O Povo de Guimarães”,  “Notícias de Guimarães” e “Mais Guimarães”, tendo colaborado, igualmente, com o Hot News, publicação do Hot Club de Portugal
Em 2014  coordenou e organizou o livro “Guimarães, Daqui Houve Resistência”, com recolha de memórias de democratas mas lutas contra a ditadura em Portrugal.


Cristina Marvão

Cristina Marvão, Directora executiva do Eixo do Jazz
Nascida em 1966, no Porto é designer de profissão e colabora com projectos culturais diversos.
Adora o Jazz no seu todo, a música e o "way of life".
Em 2017, funda o Eixo do Jazz, associação cujo objectivo é ampliar públicos e apoiar os músicos nas áreas da profissão, complementares à música.
Para o Eixo do Jazz tem feito em regime de voluntariado, o plano de actividades, a imagem, e a produção de workshops, concertos, residências.
Faz a programação do “Jazz na Caixa” juntamente com Tiago Machado.
A produção das residências artísticas “Jazz na Aldeia”, na primeira edição com Abe Rábade e a segunda com Mários Laginha, são, para si, os momentos altos do ano!
Faz parte do MUMI, primeira feira de música Galega e Portuguesa.
Desde 2014, que se dedica à realização de documentários. O primeiro, “Uma História de Jazz”, a História do Guimarães Jazz, já conta com dois capítulos editados. Está a trabalhar em mais três documentários, dois deles relacionados com música.
Fez parte, como voluntária, da organização da Contextile, Bienal de Arte Têxtil Contemporânea em 2012 e 2104.
Na Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, foi gestora de um projecto com o British Council, em que também foi mentora dos vencedores do concurso de designer de moda.
Fez a produção e curadoria da Agenda da Moda 2012 Guimarães CEC, que contou 12 exposições colaborativas de designers e artistas.

 



Filipe Freitas

Natural do Funchal, Filipe Freitas é um critico de jazz e de cinema que se encontra a viver em Nova Iorque desde 2012.
É co-fundador do JazzTrail.net e fundador do Always Good Movies.
Tem trabalho publicado na Sandy Brown Jazz UK, London Jazz News, Jazz.pt, Film Threat, e Film Festival Today.




João Almeida

João Almeida nasceu em 1963 em Lisboa.
Nos anos 70 tirou o Curso de Solfejo da Academia de Amadores de Música e em 1981 o 1º Curso de Guitarra Jazz no Hot Clube de Portugal (sob a direção de Zé Eduardo e David Gausden).
De 1983 a 1985 colaborou como autor/guitarrista com o Teatro Ibérico e a Casa da Comédia.
Em 1987 concluiu o 1º Curso de Jornalismo Radiofónico da TSF, sob a coordenação de Adelino Gomes.
Em 1988 integrou a equipa que iniciou as emissões regulares de rádio da TSF (a convite de Emídio Rangel) onde trabalhou como repórter, tendo realizado reportagens em mais de 20 países.
Como jornalista recebeu o Prémio Gazeta de Reportagem Rádio (1991) e o Prémio de Reportagem Rádio do Clube Português de Imprensa (1992).
Em 1998 foi editor da manhã da TSF e apresentador do Fórum TSF.
De 2000 a 2004 trabalhou na SIC e SIC Notícias como repórter televisivo na área cultural, colaborando de permeio com o “Jornal de Letras” e a revista “Visão”.
De 2005 a 2015 foi diretor adjunto da Antena 2, tendo aí realizado vários programas musicais (jazz, música clássica, world music) e o programa "Quinta Essência" (entrevistas).
Desde 2016 é diretor da Antena 2.
Em 2017 recebeu o 1º Prémio de Jornalismo Cultural da SPA.

 



Jorge Lima Alves

Jorge Lima Alves é jornalista e tradutor. Escreveu sobre jazz (e outras músicas) durante 30 anos, nos semanários Independente e Expresso. Neste último jornal foi coordenador das páginas de música e Editor de Cultura.
É também autor de um livro de entrevistas, de uma peça de teatro e de um ensaio sobre fotografia.




José Carlos Fernandes

Nasceu em Loulé em 1964.
Escreve regularmente sobre música – jazz, clássica, pop-rock e o que fica pelo meio – na Time Out Lisboa desde 2007, na Time Out Porto desde 2010 e no Observador desde 2015.
Antes, foi domador de pulgas e road manager de A Pior Banda do Mundo.
Sente-se infinitamente grato por muitas das facilidades trazidas pelo progresso tecnológico, mas acha que a desmaterialização dos discos está a erodir a fruição musical, o que torna lícito classificá-lo como fóssil vivo, reaccionário ou bota-de-elástico.




José Carlos Santos

Nasceu em Viana do Castelo no mês de Abril, dia 25, de 1960.
Os estudos preparatórios e secundários realizou-os na sua cidade natal, tendo posteriormente cursado Filosofia na Universidade de Letras da cidade do Porto.
Em Viana do Castelo foi um dos sócios fundadores do Cine Clube local e organizou inúmeros concertos de jazz, paixão que desde a juventude o vem atormentando.
Residente em Braga desde 1989, aderiu nesse ano, sem condições, ao projecto da Rádio Universitária do Minho que desde 1989, semanalmente, projecta às quintas das 22h à meia-noite via ondas hertzianas, as sessões “Sójazz.
Organiza ainda sessões da História do Jazz nas escolas do Minho e em instituições de carácter público e privado. Desde 2010 que é o director artístico do projeto Rum com Jazz. Lecciona desde o ano 2000 na Escola Secundária Sá de Miranda.
Foi diretor artístico do festival Bragajazz entre 1999 e 2009.




José Ribeiro Pinto

Nasceu na Horta, 10.11.1948
Engenheiro Civil – aposentado
Realiza e apresenta o programa “OS SABORES DO JAZZ” na Antena 1 – Açores, ininterruptamente, desde 3 de Fevereiro de 1992.
Faz parte da Direcção da Associação Cultural Angrajazz desde a sua fundação (1999), que realiza o Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo - ANGRAJAZZ.




Leonel Santos

Licenciatura e mestrado em Antropologia Social (ISCTE)
Formação musical: solfejo na Academia de Amadores de Música (Prof. Maria João Artiaga) e bateria (elementar - Prof. Vasco Gomes) (pouco aprendeu e já esqueceu quase tudo).
Rádio : autor e locutor de «Jazzírico» e «Impróprio para Consumo» nas efémeras rádios «piratas» Rádio Imprevisto e Rádio Saturno, entre 1987 e 1989 e desde 2012 convidado residente de Zona Groovy, de Mário Dias (TSF).
Imprensa escrita: Depois de um primeiro texto sobre Jazz em 1973 para uma publicação juvenil, escreveu textos dispersos ao longo de 15 anos.
Entre 1990 e 1996 fez crítica, entrevistas e divulgação de Jazz no Diário de Notícias e nos anos seguintes no Independente, Audio, O Papel do Jazz (de José Duarte), Revista de Música, All Jazz, jazz.pt
Actualmente assina crítica de discos no Jornal de Letras.
Co-fundou (com Pedro Costa), foi director de redacção e fez crítica, entrevistas e praticamente de tudo na All Jazz, a primeira revista de Jazz nacional, entre 2002 e 2004.
Na Internet: é o responsável pelo site JazzLogical e pela newsletter Agenda Jazz, desde 2005.
Co-fundador e co-editor (com Paulo Barbosa e Rui Duarte) do site Jazz 6/4.
Fez promoção discográfica: para a editora/ distribuidora discográfica Dargil (distribuidora da ECM, ENJA, Prestige e outras etiquetas em Portugal) ao longo dos anos 90.
Júris: Membro de vários júris de concursos de músicos e bandas nacionais, entre os quais (por vários anos) o júri da Festa do Jazz do São Luiz.
Organiza a votação da crítica nacional dos melhores músicos e CDs editados, na All Jazz e em JazzLogical.
Conferências: Conferências, alocuções e mesas redondas sobre Jazz: «O Jazz do fim do século? (20)», «O Jazz e a música clássica», «O Jazz - música em conflito», «Jazz e Rock, guitarras e baterias», «As mulheres e o Jazz» e outras.
Ensaios, recensões críticas de livros, entrevistas (entre Dave Holland e Carla Bley a Pedro Abrunhosa), etc.
Entre outros ainda: crítica e ensaio sobre cinema, BD e literatura e membro do júri do Festival de BD da Amadora em 2017 e 2018.

 



Mário Dias

Colaborou nos suplementos jovens dos extintos vespertinos República e Diário de Lisboa.
O contacto ‘profissional’ com a música, aconteceu pela primeira vez na editora Phonogram (hoje Universal)… a “encapar” discos.
Por um acaso, começou a ser DJ no Bar Europa, no Cais do Sodré, onde fazia as folgas do ‘disc-jockey’ residente, passando depois, em 1975 para o Jamaica, onde se manteve até 1987.
Como DJ, integrou a Delegação Portuguesa ao Festival da Juventude e dos Estudantes em Moscovo e foi convidado para o dia de Lisboa em Madrid.
Durante estes anos, trabalhou ainda (e ao mesmo tempo) na Promoção das editoras Rossil e Edisom.
Do lado dos Jornais, fez parte da Redacção do Rockweek e do Musicalíssimo, foi colaborador permanente da Revista Contraste (dirigida por Miguel Portas), do Diário de Notícias (durante um período) e do Europeu (enquanto existiu). Assinou ainda textos (esporádicos) na Revista Música & Som e no Jornal Se7e.
Foi responsável de sector da Rádio Paz (na Festa do Avante) de 1982 a 1988.
Em 1986, foi convidado por Ruben de Carvalho para integrar a Telefonia de Lisboa, rádio local onde esteve até 1988 (altura em que encerrou por não ter obtido alvará quando do Processo de Legalização), tendo feito parte da Direcção Colegial constituída  por Ruben de Carvalho, Manuel Jorge Veloso, João Paulo Guerra e João Alferes Gonçalves.
Em 1989, passou a integrar os quadros da TSF como Animador (já após a legalização) onde se manteve como efectivo até Agosto de 2018, tendo sido Coordenador do Sector da Animação entre 2002 e 2018.
Na TSF, teve alguns programas de autor ao longo destes anos (“Discorrendo” e “Músicas do Acaso”, p.e), assinando actualmente a Zona Global e a Zona Groovy, agora como colaborador externo.

 



Miguel Cunha

Nasceu em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, em 1961.
Licenciou-se em Arquitetura na U.C. Berkeley em 1983.  Em 1985, depois de dois anos a trabalhar em Lisboa, regressou a Angra do Heroísmo e estabeleceu-se como profissional liberal. Em 1992 criou a empresa MMC Arquitectura e Design sendo, desde então, o seu arquitecto principal e coordenador geral de projectos.
Durante o período de estudante universitário nos EUA (1978 a 1983) faz a sua primeira aproximação ao jazz.
De 1986 a 1990 fez parte da Comissão dos Assuntos Culturais da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. É nesta altura que ajuda a por de pé a primeira audição pública de jazz em Angra do Heroísmo – Jazz no Jardim – que teve lugar no Jardim Público em 11 de Julho de 1986, com temas reproduzidos em gravadores de bobines!
Ainda no âmbito desta Comissão esteve ligado à organização de vários concertos de jazz com grupos nacionais e internacionais, de que se destacam os concertos dos The Fringe (de George Garzone), Maria João e Aki Takase, Quarteto de Carlos Martins, Moreiras Jazztet, Mário Laginha e Pedro Burmester, Sexteto de Jazz de Lisboa e Sexteto de António Pinho Vargas.
Em 1993, fez parte da comissão organizadora do Festival “Jazz Sons de uma Longa História” que teve lugar na Praia da Vitória, em que participou a grande cantora Betty Carter.
É sócio fundador das associações culturais Oficina d’Angra e Angrajazz. É sócio do Instituto Açoriano de Cultura e sócio efetivo do Instituto Histórico da Ilha Terceira.
É codirector do Festival Angrajazz desde a sua primeira edição (1999).  
É autor da capa do CD “Orquestra Angrajazz com Paula Oliveira”, de inúmeros cartazes de festivais e concertos de jazz, e de todo o material promocional do Festival Angrajazz.

 



Paulo Barbosa

Gosta de jazz porque sim.
Escreveu para a revista Jazz.pt (2006-2012) e para o jornal Público (2007-2011), teve o seu site - Jazz XXI (2019-2011) - e partilhou com outros camaradas do jazz o site Jazz 6/4 (2010-2012).
Foi, entre 2006 e 2012, diretor artístico e produtor do Jazz Fest Quinta Splendida, Xopana Jazz, Festival de Jazz do Garajau e Mudas Jazz Sessions.
É diretor artístico e produtor do Funchal Jazz Festival desde 2014.
É diretor do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz e coordenador do Curso de Jazz do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, onde leciona também as disciplinas de História do Jazz, História do Jazz Contemporâneo e Audição Comentada




Rui Duarte

63 anos; nativo de Carneiro, casado , pai de 4 e avô de 6. Médico.
Jazzmaníaco desde os 16 anos...
Escrevinhou para  AllJazz, jazz.pt e JazzLogical.
Cidade preferida do jazz : New York e os seus clubes.
etc....